top of page
Buscar

Perda de Peso: Obesidade e Sexo

A obesidade é uma preocupação crescente em todo o mundo. Milhões de pessoas lutam contra esse problema todos os dias. Afeta suas vidas de várias maneiras e nenhuma delas positiva. Do ponto de vista da saúde, o excesso de peso pode causar muitas complicações médicas e também aumenta o risco de desenvolver doenças como diabetes e doenças cardíacas. Do ponto de vista mental, o excesso de peso pode causar problemas de baixa autoestima e depressão devido à falta de satisfação com a aparência pessoal. Essas, por si só, deveriam ser razões válidas que deveriam encorajar as pessoas a tentar perder aqueles quilos extras, mas a realidade é que a obesidade também pode ter um efeito adverso em sua vida sexual. Isso pode acontecer por vários motivos. Para começar, existem os problemas físicos que acompanham a obesidade que podem causar problemas como diminuição da libido ou falta de estamina.


Vivemos em uma sociedade moderna que valoriza muito a aparência física. Estamos constantemente sendo inundados com mensagens que nos dizem que ser muito magro é a única maneira de parecer atraente. Você vê isso em filmes, na televisão, em revistas, etc. Isso só vai acentuar a tensão mental que é colocada sobre as pessoas que lutam contra a obesidade. Suas chances de serem pessoas amigáveis, extrovertidas e sexualmente ativas diminuem muito por causa disso. Também foi revelado em pesquisas que problemas de baixa autoestima que são causados ​​diretamente pela obesidade podem levar à depressão. Isso também prejudica as chances das pessoas de terem uma vida sexual normal e saudável. As pessoas deprimidas não querem participar das atividades de que normalmente gostariam, mesmo sabendo que esse tipo de ação lhes traz prazer e alegria.


Os efeitos físicos da obesidade afetando sua vida sexual


Antes de mais nada, existe um mito a respeito do sexo e da obesidade que precisa ser desfeito. Uma nova pesquisa questionou várias alegações relacionadas à obesidade que antes eram aceitas como verdades. Um deles é o fato de que o sexo é um ótimo treino que queima de 100 a 300 calorias em sessões curtas. Os últimos estudos mostram que isso é falso. Um problema com pessoas obesas é que elas não têm resistência, sendo, portanto, incapazes de sustentar atividades de alta energia por longos períodos de tempo. A pesquisa revelou que a quantidade média de calorias queimadas durante uma sessão de sexo era inferior a 50. Isso significa que não pode ser considerada uma ferramenta eficaz para perder peso por si só. No entanto, ainda pode ser um poderoso motivador para continuar quando combinado com uma dieta saudável e um regime de exercícios.

  • A obesidade, por si só, não leva a uma vida sexual ruim. No entanto, existem condições físicas que andam de mãos dadas com a obesidade que podem causar esses problemas. Um estudo revelou que até um terço de todas as pessoas obesas têm problemas com seu desejo sexual, desempenho, desejo ou uma combinação dos três. Um problema que pode causar isso é o colesterol alto. A maioria das pessoas com sobrepeso tem níveis elevados de colesterol, pois uma dieta pouco saudável é muitas vezes a principal causa da obesidade. Esse problema também pode afetar o desempenho e o desejo sexual. Esse problema é muito mais comum em homens do que em mulheres. Além disso, os mesmos sintomas podem ser causados ​​pela resistência à insulina que é, novamente, algo relacionado a uma dieta pobre. Isso também pode ser um indicador precoce de diabetes tipo II. Esses dois problemas médicos podem fazer com que os homens tenham problemas sexuais porque podem obstruir as pequenas artérias encontradas no pênis com depósitos de gordura. Como era de se esperar, isso pode causar disfunção erétil ou até impotência.

  • Os homens não são os únicos que podem ter problemas sexuais relacionados ao fluxo sanguíneo inadequado. Isso também pode acontecer em mulheres. Eles experimentam uma diminuição do desejo sexual porque os vasos sanguíneos que levam à vagina também podem ficar obstruídos, tornando seus corpos menos responsivos a estímulos sexuais.

  • Em certos casos de obesidade mórbida, os homens podem sofrer de um problema médico conhecido como síndrome do pênis enterrado. Como o nome sugere, esse problema envolve camadas extras de tecido adiposo acima da área púbica que se sobrepõem e escondem o pênis. Isso pode apresentar dificuldades físicas para o homem, dificultando a penetração. No entanto, do ponto de vista médico, essa condição também pode ser uma causa direta para a disfunção erétil. A cirurgia está disponível como tratamento, mas nunca é a opção recomendada e, em alguns casos, nem é possível. A perda de peso por meio de dieta e exercícios é sempre a melhor solução para tratar esse problema.

  • Há outro problema médico que complica ainda mais as coisas e tem um impacto negativo na vida sexual das pessoas que lutam com problemas de peso. Quantidades excessivas de gordura corporal aumentam os níveis de SHBG (globulina de ligação do hormônio sexual) no sistema. Este é um produto químico natural que se liga ao hormônio sexual testosterona, que também é usado para fornecer uma libido sexual saudável e aumentar o desejo sexual. Quantidades maiores de SHBG significam que sobra menos testosterona para lidar com as funções associadas a uma vida sexual normal e, portanto, há uma diminuição no desejo.

A obesidade também interfere na vida sexual de uma pessoa de outras maneiras. Um estudo descobriu que é muito mais difícil para mulheres obesas encontrarem um parceiro sexual do que para mulheres com peso normal. Eles tinham 30% menos probabilidade de ter um parceiro sexual no último ano. As diferenças entre homens obesos e homens normais não foram significativas. Não apenas isso, mas o mesmo estudo revelou que mulheres obesas também eram mais propensas a se envolver em comportamentos sexuais de risco. Um problema comum era a falta de medidas anticoncepcionais, pois as mulheres com sobrepeso não tinham tanta probabilidade de antecipar um encontro sexual e planejar com antecedência. Portanto, a gravidez não planejada também pode ser um problema associado à obesidade em mulheres.


Lidando com a obesidade para uma vida sexual melhor


A boa notícia é que a maioria dos problemas em sua vida sexual que surgem como resultado da obesidade podem ser resolvidos com um pouco de esforço. A melhor maneira de combater esse problema é perder peso por meio de dieta e exercícios. Você nem precisa esperar tanto pelos resultados. Mesmo perder apenas 4,5 quilos pode começar a estimular a produção de hormônios sexuais, resultando em um apetite sexual mais saudável. Isso significa que seu desejo sexual deve melhorar gradualmente ao longo do processo de perda de peso e você pode ver resultados tangíveis desde o início. Isso pode atuar como um poderoso motivador para continuar até atingir sua meta de perda de peso.


Sua vida amorosa pode melhorar com isso, independentemente de seus problemas serem de natureza física ou mental. Alguns dos benefícios da perda de peso relacionados a essa situação são o aumento da resistência, maiores suprimentos de energia, melhor mobilidade, aumento da autoestima e até mesmo ajuda a lidar com a depressão.

  • Mudanças em sua dieta também ajudarão a aliviar problemas sexuais, pois é uma parte importante da perda de peso. Você deve seguir uma dieta com baixo teor de gordura que também se concentre no consumo de muitos vegetais e frutas. Dessa forma, você pode manter seus níveis de colesterol e açúcar no sangue sob controle. Como mencionado acima, o colesterol alto e a resistência à insulina são duas das principais causas de problemas sexuais frequentemente associados à obesidade. Se você seguir essa dieta, deverá começar a sentir um impulso sexual melhor muito em breve, mesmo que a dieta não o esteja ajudando a perder peso.

  • Os exercícios também devem ser uma grande parte da sua rotina se você quiser ver os melhores resultados. No entanto, você deve escolher seus exercícios com cuidado. Não se trata necessariamente de perder mais peso, mas sim de melhorar a circulação sanguínea nos órgãos genitais. Este é um problema comum em pessoas obesas e pode causar diminuição do desejo sexual em mulheres e disfunções eréteis em homens. As atividades recomendadas incluem caminhadas, ciclismo e ioga. Eles aumentam o fluxo sanguíneo nos grandes grupos musculares da região pélvica.

Se você está lidando com problemas de peso, é altamente provável que já tenha tido seus próprios problemas. Se não, você o fará no futuro. Eles podem estar relacionados ao seu apetite sexual, suas proezas sexuais ou sua capacidade física de desempenho. Há evidências e pesquisas suficientes conduzidas para mostrar que existe uma ligação definitiva entre obesidade e sexo. No entanto, nem tudo é ruim. Esses problemas podem ser resolvidos se você estiver disposto a trabalhar para isso. Os resultados devem vir rápido, pois você não precisa esperar até atingir o peso normal para experimentar os prazeres de uma vida amorosa normal. Você tem a opção de escolher entre uma variedade de programas diferentes de perda de peso, mas uma dieta saudável com baixo teor de gordura e rica em minerais e vitaminas combinada com exercícios leves é a melhor opção.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Emagrecimento: Melhor maneira de perder peso

Milhões de pessoas em todo o mundo lutam todos os dias contra o excesso de peso. Embora nem todos possam ser considerados obesos, a maioria diria que pelo menos poderiam perder alguns quilos. É por is

Perda de Peso: Comidas saudáveis

A perda de peso não é uma tarefa fácil, mas é uma tarefa que muitas pessoas tentaram realizar pelo menos uma vez na vida. Este é um testemunho de como os problemas de peso se tornaram comuns, bem como

Emagrecimento: A Dieta Vegetariana

A obesidade causa muitos problemas para as pessoas em todo o mundo. Sempre há as questões de saúde para se preocupar, mas também há a aparência física que muita gente valoriza ainda mais do que a saúd

bottom of page