Emagrecimento: A Dieta Vegetariana
- contato52190
- 12 de jul. de 2021
- 6 min de leitura
A obesidade causa muitos problemas para as pessoas em todo o mundo. Sempre há as questões de saúde para se preocupar, mas também há a aparência física que muita gente valoriza ainda mais do que a saúde e, em alguns casos, pode causar problemas psicológicos como a depressão. É por isso que tantas pessoas que estão acima do peso estão sempre tentando coisas novas que vão derreter os quilos fora. Sempre há outro dispositivo ou pílula milagroso sendo lançado que supostamente faz maravilhas, mas nenhum deles jamais o fez. Parece que a maneira testada e comprovada de fazer dieta e se exercitar ainda continua sendo o melhor método para perder peso.
Mas, mesmo assim, as coisas ainda são problemáticas, já que existem inúmeras dietas diferentes para tentar, então pode ser difícil encontrar a que funciona melhor para você. Saltar de um para o outro pode ser prejudicial para o seu sistema, por isso é aconselhável que você selecione um de sua preferência e se atenha a ele. É por isso que você deve dar uma boa olhada na dieta vegetariana.
A rigor, o vegetarianismo não é uma dieta; é mais um estilo de vida. Em termos mais amplos, um vegetariano é uma pessoa que não come carne. Existem várias exceções e variações que serão abordadas em breve, mas essa é a definição geral. No entanto, simplesmente ser vegetariano não significa necessariamente perda de peso. Isso porque não há diretrizes ou restrições de quanto você pode comer, então você ainda pode consumir grandes quantidades de comida todos os dias e ganhar peso, mesmo que evite carne.
Como em qualquer outra dieta, para perder peso, seu gasto calórico terá que ser maior do que sua ingestão calórica. Em outras palavras, você precisa queimar mais do que colocar. A razão pela qual uma dieta vegetariana ajudaria a atingir esse objetivo é que é mais fácil reduzir a ingestão de calorias dessa forma. As refeições vegetarianas geralmente consistem em muitos vegetais e frutas e são ricos em nutrientes, mas com poucas calorias. Isso os torna alimentos ideais para quase qualquer tipo de dieta e promovem a perda de peso. É por isso que a maioria dos vegetarianos não tem problemas de peso.
Diferentes tipos de dietas vegetarianas
Ser vegetariano não é um termo exato. Nem todos compartilham as mesmas características, mesmo no que diz respeito aos hábitos alimentares. Você poderia pensar que uma característica comum seria não comer carne, mas isso também não é verdade. Existem vegetarianos que às vezes introduzem um pouco de carne em sua dieta, mas geralmente em pequenas quantidades. Portanto, é importante fazer uma distinção entre os vários tipos de dietas vegetarianas para que você possa ver qual delas seria mais adequada para você.
Dieta flexitariana. Como mencionado acima, isso significa que se trata de uma dieta vegetariana um pouco flexível e que permite comer carne de vez em quando. Isso é ideal para pessoas que querem comer mais saudável e perder peso, mas ainda preferem consumir carne de vez em quando. Outros alimentos permitidos incluem ovos e laticínios, mas os vegetais ainda devem estar no centro desta dieta.
Dieta pescetária. Esta também não é uma dieta restrita. Refere-se a pessoas que comem predominantemente frutas e vegetais, mas também consomem outros produtos como ovos ou laticínios. A principal característica dos pescetarianos é que eles não comem nenhum tipo de carne, exceto peixe. Esta é uma boa dieta a seguir para os amantes de peixe, pois geralmente é muito saudável: é baixa em calorias, mas rica em proteínas e minerais e contém ácidos graxos ômega-3 saudáveis. O marisco também é normalmente permitido.
Dieta Ovo-vegetariana. Esta é uma das dietas vegetarianas padrão, onde nenhum tipo de carne é permitido, incluindo frutos do mar. Ao mesmo tempo, os laticínios também são proibidos. No entanto, os ovos ainda podem ser consumidos.
Dieta lacto-vegetariana. Como a anterior, esta dieta não permite nenhum tipo de carne. No entanto, ovos também não são permitidos desta vez, mas laticínios como leite, queijo, manteiga e iogurte são permitidos.
Dieta ovolactovegetariana. Essa geralmente é a dieta padrão em que a maioria das pessoas pensa quando pensa em vegetarianismo. Carne não é permitida, nem mesmo frutos do mar, mas ovos e laticínios são permitidos.
Dieta vegana. Esta é a dieta vegetariana mais estrita. Nenhum tipo de carne, ovos ou laticínios são permitidos. No entanto, isso também inclui qualquer tipo de alimento feito com esses produtos
Além de saber o que comer e o que não comer, tirar o máximo proveito de uma dieta vegetariana também envolve consumir as quantidades certas. Simplesmente comer apenas certos tipos de alimentos não é suficiente. Felizmente, a pirâmide alimentar vegetariana tradicional pode ser um bom indicador de que tipo de comida você deve se concentrar e que tipo de comida deve ser evitada. Possui cinco níveis e, da base ao topo, é composto por grãos, legumes e nozes, vegetais, frutas e gordura. Isso significa que uma dieta vegetariana ideal envolveria comer muitos grãos; cerca de 6 porções por dia para ser exato. Legumes e vegetais também são consumidos freqüentemente com 4 a 5 porções por dia e frutas e gorduras devem ser consumidas duas vezes ao dia.
Manter-se saudável com uma dieta vegetariana
Um problema comum que as pessoas têm com a dieta vegetariana é a alegação de que os vegetarianos carecem de muitos nutrientes porque se negam a certos grupos alimentares. Isso pode ser verdade em certos casos. A chave para uma dieta vegetariana bem-sucedida, como é o caso de qualquer dieta, é a diversidade. Comer uma ampla variedade de alimentos irá garantir que você receba todos os nutrientes de que precisa e que não tenha nenhuma deficiência.
O cálcio é extremamente importante para o seu corpo. Felizmente para os vegetarianos, eles podem obter todo o cálcio de que precisam de vegetais verde-escuros, como couve, nabo ou brócolis. Além disso, os produtos de soja também podem ser uma boa fonte de cálcio. O ferro é outro mineral importante que a maioria das pessoas normalmente obtém da carne. Também é encontrado em fontes vegetais, mas é mais difícil de absorver. Para se manter saudável, um vegetariano deve consumir o dobro da quantidade de ferro por dia em comparação com um comedor de carne. Boas fontes incluem feijão, vegetais de folhas verdes escuras, produtos de grãos inteiros e frutas ricas em vitamina C, como morangos ou frutas cítricas.
O principal nutriente que obtemos da carne é a proteína. Portanto, qualquer pessoa que não coma carne deve certificar-se de que está obtendo sua proteína de outras fontes. Ovos e laticínios são boas fontes, mas também podem ser encontrados em produtos de soja, feijão, sementes e alimentos integrais.
Os que têm mais dificuldade em obter todos os nutrientes são os veganos. Isso ocorre porque eles negligenciam muitos grupos de alimentos que vêm com seu próprio conjunto de benefícios saudáveis. Uma dieta vegana provavelmente produzirá os melhores resultados de perda de peso, mas você precisa ter cuidado para obter todos os nutrientes necessários dos alimentos que ingere, se também quiser se manter saudável. O zinco é um grande problema, pois não é absorvido tão facilmente pelas plantas quanto pela carne, assim como o ferro. Os veganos precisam consumir grandes quantidades de produtos de soja, legumes e nozes para compensar. O mesmo vale para o iodo. Os veganos correm o risco de desenvolver uma deficiência de iodo e até mesmo um bócio, não apenas porque não obtêm sua ingestão diária, mas também porque alguns de seus alimentos, como a soja, podem realmente aumentar o risco. Não existem boas alternativas veganas para o iodo,
A vitamina B-12 é provavelmente o maior problema para todos os vegetarianos. Isso é obtido quase exclusivamente de carne. Aqueles que seguem uma dieta pescetarian ou flexitariana devem obter o B-12 necessário da carne que comem, mas todos os demais correm o risco de desenvolver uma deficiência. O que torna as coisas ainda piores é que a dieta vegetariana usual é rica em ácido fólico, que é outra vitamina que pode realmente mascarar o aparecimento de uma deficiência de B-12 até que problemas sérios de saúde comecem a aparecer. O melhor curso de ação é tomar suplementos de B-12 ou comer cereais e produtos de soja que foram especificamente enriquecidos com essa vitamina.
Essas são todas as informações que você precisa saber para decidir se uma dieta vegetariana é a certa para você ou não. Lembre-se de que só porque você desistiu de certos alimentos, como carne ou laticínios, não significa necessariamente que perderá peso, mas ajudará muito a atingir sua meta de peso. Se você está tendo problemas para se ajustar a esse novo estilo de vida, faça mudanças graduais em sua dieta. Comece fazendo seus alimentos favoritos, mas usando substitutos sempre que possível: usando soja, tofu etc. Você vai se acostumar com os novos sabores e também deve começar a ver algumas mudanças em sua cintura.
Comments