top of page
Buscar

Emagrecimento: Melhor maneira de perder peso

Milhões de pessoas em todo o mundo lutam todos os dias contra o excesso de peso. Embora nem todos possam ser considerados obesos, a maioria diria que pelo menos poderiam perder alguns quilos. É por isso que perder peso é comumente referido como sendo a resolução número um de ano novo. Isso mostra que muitas pessoas gostariam de atingir esse objetivo, mas quantas delas realmente acabam tentando? Não muito, infelizmente. Existem várias razões pelas quais as pessoas continuam adiando essa meta: algumas simplesmente não estão dispostas a renunciar a seu estilo de vida glutão e pouco saudável, enquanto outras não encontram tempo para fazer exercícios e preparar refeições saudáveis. No entanto, também existe um grupo significativo de pessoas que simplesmente ainda não encontrou a maneira mais eficiente de perder peso.


Isso dificilmente é culpa deles. Existem tantas teorias relativas à perda de peso adequada lá fora e novos aparecem todos os dias. Muitos deles vêm na forma de dietas novas e da moda. Muitas pessoas estão ansiosas para experimentá-los e alguns deles mostram resultados. O problema com essas dietas é que muitas delas são modismos que acabam de surgir sem a chance de serem feitos estudos relacionados aos seus efeitos de longo prazo. Alguns mostraram causar mais danos do que benefícios.


Além das dietas, também existem tantas opções milagrosas hoje em dia. Estes exigem pouco ou nenhum esforço e prometem uma cintura fina. O problema é que a maioria deles não cumpre essa promessa. Pílulas, aparelhos de ginástica, operações perigosas, todos têm algum tipo de efeito no corpo humano, mas nada disso é o caminho certo a seguir. A melhor maneira de perder peso não é necessariamente a mais rápida. Dito isso, algumas pílulas são realmente eficazes em ajudar um programa de exercícios adequado. Sejam eles suplementos ou supressores, eles podem ter um efeito positivo em relação ao seu objetivo de perda de peso e frequentemente você os verá prescritos por médicos.

  • A perda de peso deve ser feita não apenas para melhorar a aparência, mas para melhorar a saúde, mais precisamente. Essa é uma questão que muitas pessoas negligenciam, intencionalmente ou não. Nesse sentido, a melhor maneira de perder peso sempre será com dieta adequada e exercícios. Há muito tempo que é a resposta clássica, mas por um motivo: porque é verdade. Não é o que todos gostariam de ouvir, pois requer muito trabalho, dedicação e resultados que não aparecem da noite para o dia. No entanto, quando o fizerem, você pode ter certeza de que está realmente queimando uma gordura prejudicial à saúde que não vai engordar novamente em uma semana.

Dissipando alguns mitos

Antes de prosseguir, existem algumas realidades sobre a perda de peso que você deve saber para que possa ajustar suas expectativas de acordo. A primeira questão é com relação à perda rápida de peso, em que as pessoas perdem meio quilo por dia usando dietas milagrosas. Isso é realmente possível? A verdade é que isso é possível, mas apenas por um curto período. Essas dietas têm tudo a ver com o benefício imediato, sem levar em consideração os efeitos de longo prazo. Se você é boxeador ou jóquei e precisa perder peso na próxima semana, então isso é para você. Todos os outros devem evitá-los.


Só porque você está perdendo peso, não significa que você está queimando gordura. Quando você está acima do peso, a maior parte da energia adquirida com o excesso de calorias é armazenada nas células de gordura. Em outras palavras, gordura é o que você quer queimar se quiser perder peso de maneira adequada. Essas dietas não estão preocupadas com isso; eles simplesmente querem fazer com que seu corpo perca peso, independentemente de onde isso venha.


É por isso que você vê tantas pessoas reclamarem que engordaram que perderam e às vezes ainda mais assim que deixaram de seguir a dieta. Freqüentemente, eles estão queimando suas reservas de nutrientes, seu tecido muscular ou, outras vezes, simplesmente desidratando. O problema aqui é que o corpo humano precisa dessas coisas para se manter saudável, então, assim que as circunstâncias normais forem retomadas, ele fará hora extra para repor tudo o que perdeu. Freqüentemente, eles estão queimando suas reservas de nutrientes, seu tecido muscular ou, outras vezes, simplesmente desidratando.


O problema aqui é que o corpo humano precisa dessas coisas para se manter saudável, então, assim que as circunstâncias normais forem retomadas, ele fará hora extra para repor tudo o que perdeu. Freqüentemente, eles estão queimando suas reservas de nutrientes, seu tecido muscular ou, outras vezes, simplesmente desidratando. O problema aqui é que o corpo humano precisa dessas coisas para se manter saudável, então, assim que as circunstâncias normais forem retomadas, ele fará hora extra para repor tudo o que perdeu.

Há outro mito que precisa ser dissipado, mas isso deve ser uma boa notícia para a maioria das pessoas: morrer de fome não é uma solução para perder peso.


Não comer nada ou quase não comer não fará com que você perca peso, pelo menos não da maneira que você pensa. Em teoria, isso deveria soar como uma opção viável: comer quase nada por uma semana ou mais, consumir 100 calorias por dia, tirar o peso e apenas repetir sempre que sentir que tem um pouco de peso. Pode ser considerada uma semana de sofrimento, em vez de meses e meses de exercícios e alimentação saudável. O único problema é que esse método não funciona e é tudo devido ao seu corpo tentar evitar que você morra.

  • É assim que funciona: quando você passa fome, seu corpo não tem como saber que você está fazendo isso de propósito, então presume que você está em uma situação ruim, em que não tem nada para comer. Como uma resposta automática, seu metabolismo fica mais lento. Isso significa que é muito mais difícil queimar calorias. Por si só, isso deveria ser razão suficiente para ver que esta não é uma opção viável. Seu objetivo para perder peso é ter um metabolismo rápido que queima gordura rapidamente, não exatamente o oposto. Mas fica ainda pior: você não pode passar fome para sempre, então, eventualmente, você terá que retomar seus hábitos alimentares normais. Quando você faz isso, seu corpo começa a tomar precauções caso isso aconteça novamente e começa a acumular energia extra que, é claro, é armazenada na gordura.

Como perder peso corretamente

Agora que você sabe o que não fazer, saiba também o que pode fazer para perder peso de forma saudável e eficiente. A melhor resposta sempre será fazer exercícios e comer direito. Essa combinação sempre foi bem-sucedida no passado, mas é um grande compromisso e exigirá algum esforço de sua parte para funcionar.


Antes de começar a entrar em pânico, você deve perceber que as mudanças que terá de fazer em seu estilo de vida não serão tão drásticas quanto você imagina. Na verdade, esse é um requisito. Mudanças radicais em seus hábitos alimentares são algo que você encontra em dietas da moda e que geralmente não acaba bem. Para obter os melhores resultados, você deve fazer pequenas alterações de maneira progressiva, para que seu corpo tenha tempo suficiente para se ajustar.

  • Vejamos os hábitos alimentares. As mudanças necessárias dependerão da sua dieta habitual: o que você come e quanto. Desde o início, você deve saber que não será forçado a desistir de nada que realmente ame. Isso é algo que muitas dietas fazem, mas um programa de emagrecimento bom e saudável requer uma dieta variada e bem balanceada que lhe permita obter todos os nutrientes necessários ao seu corpo. Isso também permite que, ocasionalmente, você se entregue aos prazeres doentios, sejam eles quais forem (bolos, chocolate, pizza, hambúrgueres, etc.). No entanto, existem alguns grupos de alimentos nos quais você deve se concentrar. Frutas e vegetais são os melhores, pois são os mais ricos em nutrientes, mas com poucas calorias. Carnes como peixes e aves fornecem a proteína necessária, assim como ovos e feijão. Fibra que você obterá de produtos de grãos, mas certifique-se de que eles usam grãos inteiros, pois são uma alternativa mais saudável. Minerais importantes, como cálcio e ferro, podem ser obtidos nos laticínios. Como você pode ver, ainda tem acesso a um menu muito diversificado.

  • O exercício também não é tão ruim quanto parece. Para fins de perda de peso, você realmente não precisa ir à academia e malhar com pesos. Você quer algo que queime calorias, então os exercícios cardiovasculares são mais adequados para você. No início, você pode começar com algo tão simples como dar um passeio agradável e relaxante. Então você pode tentar correr ou andar de bicicleta. Como alternativa, você pode usar equipamentos fixos dentro de casa. Você pode fazer um bom treino sem depender de inscrições caras em uma academia e até mesmo sem sair de casa.

Como você pode ver, perder peso não é tão assustador quanto você pensava. Com algumas melhorias graduais, você ficará em melhor forma e dificilmente notará qualquer mudança significativa em seu estilo de vida. Apenas lembre-se de ser paciente. Dessa forma, não produz resultados imediatamente. Na verdade, 1 ou 2 libras por semana é o que você deve se esforçar. Pode não ser o mais rápido, mas é a melhor maneira de perder peso.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Perda de Peso: Obesidade e Sexo

A obesidade é uma preocupação crescente em todo o mundo. Milhões de pessoas lutam contra esse problema todos os dias. Afeta suas vidas de várias maneiras e nenhuma delas positiva. Do ponto de vista da

Perda de Peso: Comidas saudáveis

A perda de peso não é uma tarefa fácil, mas é uma tarefa que muitas pessoas tentaram realizar pelo menos uma vez na vida. Este é um testemunho de como os problemas de peso se tornaram comuns, bem como

Emagrecimento: A Dieta Vegetariana

A obesidade causa muitos problemas para as pessoas em todo o mundo. Sempre há as questões de saúde para se preocupar, mas também há a aparência física que muita gente valoriza ainda mais do que a saúd

bottom of page