top of page
Buscar

Perda de Peso: O IMC

  • contato52190
  • 12 de jul. de 2021
  • 6 min de leitura

Existem muitas pessoas no mundo que não estão satisfeitas com o seu peso. Simplificando, eles se olham no espelho e não gostam do que vêem. Às vezes, isso é uma coisa boa, pois pode ser o impulso de que precisam para realmente começar a fazer algo a respeito. É claro que a opinião de todos sobre o que parece bom e o que não é, quem é gordo e quem não é será diferente. É por isso que era necessário um sistema que pudesse determinar facilmente se alguém está acima do peso ou não. Esse sistema foi criado e é chamado de IMC.

  • O IMC (Índice de Massa Corporal) é um número que mostra se uma pessoa está em uma faixa de peso saudável. Muitas pessoas têm problemas de peso e encontram-se na faixa de sobrepeso ou até mesmo obesos. No entanto, deve-se notar que também há uma seção Underweight para pessoas que são mais magras do que deveriam ser. Ambas as situações são consideradas perigosas porque podem trazer muitos problemas de saúde. Os problemas comuns incluem hipertensão, diabetes tipo 2, níveis elevados de colesterol, doença cardíaca coronária e derrame.

Para determinar em que categoria uma pessoa se enquadra, o IMC é usado para estimar o nível de gordura corporal de uma pessoa. Deve-se notar, entretanto, que o IMC não é usado para determinar com precisão a porcentagem de gordura corporal em uma pessoa. É uma aproximação com base na altura e no peso de uma pessoa.

  • A fórmula do IMC é o peso de uma pessoa dividido pelo quadrado de sua altura. Foi desenvolvido por um matemático belga no século 19 chamado Adolphe Quetelet. É por isso que às vezes o IMC também é conhecido como índice de Quetelet. A fórmula padrão é calculada usando o sistema métrico, portanto, depende de quilogramas e metros. Também existe uma versão do sistema imperial, mas esta é um pouco diferente. O número resultante da divisão do peso de alguém em libras pelo quadrado de sua altura em polegadas deve então ser multiplicado por 703.

Se você calcular seu IMC e o número obtido estiver entre 18,5 e 25, você será considerado na faixa normal. Qualquer coisa abaixo disso irá colocá-lo na faixa de baixo peso, com um IMC abaixo de 15, o que significa que você está gravemente abaixo do peso. Com um IMC entre 25 e 30 você é classificado como acima do peso e com um IMC entre 30 e 40 você é considerado obeso. Alguém com IMC acima de 40 é considerado obeso mórbido.


Uso de IMC


A fórmula foi usada desde sua invenção, mas por muito tempo ela foi simplesmente conhecida como índice de Quetelet. Somente na década de 1970 surgiu o termo “índice de massa corporal” e foi então que a noção de IMC começou a ganhar popularidade. No início, o índice tinha como objetivo apenas dar uma ideia rápida do estado de saúde atual de uma pessoa com base no seu peso e era geralmente usado para se referir a grandes grupos de pessoas. No entanto, com o aumento de sua popularidade, ele finalmente começou a ser usado por médicos como um diagnóstico médico rápido. A razão para isso era principalmente a simplicidade da fórmula, mas ela nunca é usada para fornecer detalhes exatos sobre o peso de uma pessoa, porque só pode fornecer uma aproximação dos níveis atuais de gordura corporal, não um número exato.


Desvios do IMC padrão


Em 1998, o NHS (National Health Institute) e o CDC (Center for Disease Control), ambas organizações americanas, trouxeram suas definições de IMC e das diversas categorias à OMS (Organização Mundial da Saúde). Quando isso ocorreu, as diretrizes para cálculo e interpretação do IMC tornaram-se internacionais, o que significa que todas as nações utilizavam as mesmas fórmulas e faixas de IMC. No entanto, algumas pequenas mudanças ainda estavam presentes em certas partes do mundo. O Japão, por exemplo, tem uma classificação de IMC de obeso para qualquer pessoa que tenha um índice de massa corporal superior a 25.


Cingapura também revisou suas definições em 2005, a razão por trás disso é que as populações asiáticas naturalmente têm um teor de gordura corporal maior do que os caucasianos e, portanto, são mais predispostas a doenças cardíacas. De acordo com eles, 18,5 - 22,9 é a faixa normal, 23 - 27,4 está acima do peso e qualquer pessoa com IMC de 27,5 ou superior é considerada obesa.


Existem outros fatores que devem ser levados em consideração ao considerar seu IMC, como idade, sexo e capacidade física. O maior problema com o IMC é que ele realmente não diferencia entre a gordura corporal e o tecido magro, como o músculo. É claro que essa distinção pode ser feita visualmente por qualquer pessoa, mas usando apenas o IMC, a maioria dos atletas será considerada acima do peso, porque tem uma massa muscular aumentada em comparação com sua altura. Mais ainda, certas pessoas, como boxeadores, jogadores de futebol e lutadores, podem até ser consideradas obesas, quando esse claramente não é o caso. Ao mesmo tempo, outros atletas magros, como velocistas ou ginastas, seriam considerados abaixo do peso, mesmo que estejam no auge de sua condição física.


É por isso que o IMC deve sempre ser usado como um guia ou um indicador da gordura corporal de alguém, não uma ciência exata. Se uma porcentagem precisa de gordura corporal for necessária, existem outros métodos disponíveis, como pesagem subaquática, impedância bioelétrica, medições de espessura de dobras cutâneas e diluição de isótopos. O problema com esses métodos é que eles não são acessíveis a todos, geralmente requerem ajuda profissional e podem ser muito caros. É por isso que o IMC continua sendo o método preferido.

  • Todos os adultos com mais de 20 anos usam a mesma fórmula para calcular seu IMC, mas nem todos devem ser interpretados da mesma forma. A idade terá um efeito sobre a precisão do índice de massa corporal. Pessoas mais velhas tendem a ter mais gordura corporal do que tecido magro em comparação com pessoas mais jovens. Em outras palavras, um homem de 60 anos com IMC de 23 geralmente terá mais gordura corporal do que um homem de 30 anos com o mesmo IMC de 23. O mesmo pode ser dito para as mulheres, pois elas tendem a ter um corpo mais alto percentual de gordura. Uma mulher normalmente terá um percentual de gordura corporal maior do que um homem, mesmo que tenham a mesma idade e o mesmo IMC.

IMC para crianças


O IMC também pode ser calculado para crianças, embora seja interpretado de forma bastante diferente. O principal problema neste caso é que é perfeitamente normal durante este período de desenvolvimento que o corpo humano experimente mudanças significativas. Portanto, comparar um menino de 10 anos com um menino de 15 não é o mesmo que comparar dois adultos com uma diferença de idade de 5 anos. Mesmo a mesma criança pode ter diferentes interpretações de IMC de um ano para o outro sem perder ou ganhar peso significativo.

  • No caso de crianças, o IMC deve estar diretamente correlacionado à idade e ao sexo, razão pela qual esse número é geralmente denominado IMC para a idade. A fórmula para calcular o índice de massa corporal permanece a mesma. No entanto, não há um conjunto de limites gerais para baixo peso, sobrepeso ou obesidade. Em vez disso, a interpretação se baseia em percentis. Este é um grupo de outras crianças da mesma idade e sexo que variam em peso. Ver onde uma criança em particular se encaixa no grupo dará uma impressão quanto ao seu peso atual.

Colocar em qualquer lugar entre o 5º e o 85º percentil significa que a criança tem um peso normal e saudável. Abaixo do 5º percentil significa que ele está abaixo do peso, entre o 85º e o 95º percentil significa que ele está com sobrepeso e acima do 95º percentil significa que ele é obeso. Esta fórmula de IMC para idade é usada para crianças, adolescentes e adultos de até 20 anos de idade. Claro, os mesmos problemas com o IMC regular ainda permanecem, então outros métodos terão que ser usados ​​se um percentual exato de gordura corporal for necessário.


O cálculo do índice de massa corporal provou ser mais útil em crianças do que em adultos, pois dá uma forte indicação se a criança está simplesmente ganhando peso porque está se desenvolvendo ou se há um problema de peso para enfrentar. Dado o fato de que o IMC de uma criança é sempre comparado com o de outras da mesma idade e sexo, um IMC deve permanecer relativamente estável ao longo dos anos em crianças que estão crescendo sem problemas de peso. Ao mesmo tempo, perceber esse problema logo no início dá aos pais a oportunidade de lidar com ele, porque tem a chance de se tornar mais sério. É por isso que a AAP (American Academy of Pediatrics) juntamente com o CDC recomendam que os pais comecem a usar o IMC para rastrear problemas de peso em crianças a partir dos 2 anos de idade.


Esses são os fundamentos do IMC. Com sua ajuda, qualquer pessoa pode obter uma pista sobre seus níveis atuais de gordura corporal. Em alguns casos, funciona como um fator determinante para que as pessoas façam algumas mudanças no seu estilo de vida para atingir um peso mais saudável.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Perda de Peso: Obesidade e Sexo

A obesidade é uma preocupação crescente em todo o mundo. Milhões de pessoas lutam contra esse problema todos os dias. Afeta suas vidas de...

 
 
 
Perda de Peso: Comidas saudáveis

A perda de peso não é uma tarefa fácil, mas é uma tarefa que muitas pessoas tentaram realizar pelo menos uma vez na vida. Este é um...

 
 
 

Commenti


VAMOS PARA O PRÓXIMO NÍVEL!

Obrigado pelo envio!

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Instagram Icon

© 2023 por Annabelle. Criado orgulhosamente com Wix.com

bottom of page