top of page
Buscar

Os 7 principais benefícios do colágeno para a saúde (e como aumentá-lo)

  • contato52190
  • 12 de jul. de 2021
  • 5 min de leitura

Aprenda como esta proteína que melhora a saúde apoia o seu corpo e o seu estilo de vida cetônico com baixo teor de carboidratos.


O colágeno é conhecido pela maioria das pessoas como um suplemento para melhorar a saúde da pele. Uma coisa que você deve saber é que seu corpo é feito dessa proteína estrutural. É encontrado em sua pele, ossos, músculos e órgãos.


De acordo com várias pesquisas, nosso corpo produz menos colágeno à medida que envelhecemos - cerca de 1% menos colágeno na pele todos os anos após os 20 anos de idade. Isso se manifesta como pele enrugada e flácida. Mas não é apenas o envelhecimento que reduz o colágeno. Uma dieta rica em açúcar e muita exposição ao sol também são fatores.


Os benefícios potenciais do colágeno para a saúde


Que funções o colágeno desempenha além de sua capacidade de melhorar a elasticidade e a saúde da pele, o benefício mais óbvio? Como exatamente tomar suplemento de colágeno o ajuda como alguém em uma dieta cetônica? Vamos explorá-los abaixo.


1. Mantém a saúde intestinal


Nem todo mundo pensa sobre sua saúde intestinal. No entanto, em pessoas com intestino permeável, isso se torna extremamente importante. Para quem não sabe, intestino gotejante ou aumento da permeabilidade intestinal se manifestam por meio de inchaço, diarréia e outros problemas digestivos, bem como fadiga. Também está associado a inflamação.

O colágeno é um dos suplementos usados ​​para apoiar um intestino mais saudável. Ele age aliviando a degradação do revestimento intestinal, inibindo certas vias.


2. Pode aumentar a massa muscular


O colágeno forma seus músculos e auxilia no desempenho. Se um de seus objetivos na dieta cetônica é aumentar a massa muscular, você precisa aumentar o colágeno. Isso é especialmente importante à medida que nossos corpos envelhecem.


Um estudo mostrou que o uso de suplementos de colágeno aumentou a massa livre de gordura e a força. Além disso, foi demonstrado que o colágeno era melhor do que a proteína de soro de leite para manter o peso corporal.


3. Alivia a dor nas articulações


A dor nas articulações pode ser causada por uma condição como a artrite. Exercícios extenuantes e um estilo de vida sedentário também causam dores nas articulações. Independentemente disso, o colágeno serve como uma forma natural de tratamento.

No mesmo estudo mencionado acima, os indivíduos que tomaram peptídeos de colágeno experimentaram alívio da osteoartrite, incluindo dores articulares funcionais. Eles foram capazes de realizar exercícios de resistência com menos dor.


Embora mais estudos sejam necessários para aprender o efeito dos peptídeos de colágeno em várias faixas etárias e sexos, este estudo nos permite avaliar o potencial do colágeno para a saúde das articulações.


4. Fortalece o cabelo


A perda de cabelo acontece com muitas pessoas que iniciam a dieta cetônica. Isso pode ocorrer como resultado do consumo de menos nutrientes e do corte de calorias. No entanto, não é provável que a queda de cabelo aconteça se você seguir uma dieta cetônica bem formulada e rica em nutrientes.


Você não precisa sentir perda de cabelo para começar a aumentar o colágeno. Tomar suplemento de colágeno ou comer alimentos fontes de colágeno pode trazer muitos benefícios. Pode prevenir o enfraquecimento e a queda de cabelo resultantes do envelhecimento.


5. Protege o cérebro


Suplementos de colágeno hidrolisado ou peptídeos de colágeno melhoram a estrutura do cérebro e a função cognitiva, conforme encontrado por um estudo em 30 participantes saudáveis ​​com idade entre 49-63 anos. Os participantes tomaram 5 gramas de colágeno hidrolisado diariamente durante 4 semanas.


Em outro estudo, os cientistas descobriram que o colágeno VI protege o cérebro da doença de Alzheimer (DA). Aqui está o que é interessante: aumentar a quantidade de colágeno VI protege as células cerebrais contra a toxicidade das proteínas beta-amilóide (Aβ). Estes são encontrados em placas em pessoas com DA.


6. Fortalece os ossos e previne a perda óssea


Ter ossos fortes é importante para a saúde geral. Ossos saudáveis ​​ajudam seu corpo a resistir a ferimentos. Eles permitem que você participe de várias atividades com facilidade.

Os ossos compreendem um terço de colágeno, o que contribui para sua força e estrutura. Não importa se você se exercita com frequência ou se pretende envelhecer graciosamente enquanto pratica ceto. Você se beneficiará com o uso de suplementos de colágeno em sua dieta. Peptídeos de colágeno específicos podem aumentar a densidade mineral óssea, especialmente em mulheres na pós-menopausa.


7. Pode reduzir o risco de problemas cardíacos


Você pode estar se perguntando: como exatamente o colágeno melhora a saúde cardiovascular? O colágeno mantém a função e integridade das artérias. São vasos que transportam sangue rico em oxigênio do coração para os tecidos e órgãos do corpo.

Em um estudo de 6 meses envolvendo 32 voluntários saudáveis ​​do sexo masculino e feminino, verificou-se que o colágeno não apenas preveniu a aterosclerose, mas também a tratou.


Como aumentar a produção natural de colágeno do seu corpo


Não há dúvida de que o colágeno desempenha muitos papéis importantes na saúde geral. Felizmente, você pode seguir etapas simples para consumir mais colágeno ou ajudar seu corpo a criá-lo. Confira abaixo.


1. Tome um suplemento de colágeno amigo do ceto


Tomar suplementos de colágeno por via oral é uma ótima opção principalmente para quem quer praticidade e versatilidade. Os suplementos de colágeno podem vir em diferentes formas, como pós, cápsulas e bebidas.


Se você estiver fazendo dieta cetônica, certifique-se de escolher um suplemento de colágeno sem adição de açúcares. Se ele usa adoçantes, verifique se esses adoçantes são amigos do ceto, como a estévia e a fruta do monge.


2. Coma alimentos ricos em vitamina C


A vitamina C aumenta a produção de colágeno. Comer alimentos ricos em vitamina C que também são pobres em carboidratos ajudará na tentativa de perder peso. Confira estas melhores opções de alimentos com uma porção de 100g:

  • Couve-flor (48,2 mg)

  • Brócolis (90 mg)

  • Morangos (58,8 mg)

  • Fígado de galinha (18 mg)

  • Ovas de peixe (16,4 mg)

  • Couves de Bruxelas (85 mg)

  • Pimentões (184 mg)

3. Faça caldo de osso em casa


Você pode fazer caldo de ossos fervendo ossos e juntas de animais. Exemplos de fontes incluem carne bovina, suína, frango, peru, veado e peixe.


Basta combinar um galão de água, 2 colheres de sopa de vinagre de cidra de maçã, 2 kg de ossos de animais (de sua escolha) e sal marinho a gosto. Deixe cozinhar por pelo menos 12 horas para uma bebida rica em nutrientes e cheia de colágeno.


4. Coma alimentos de origem animal ricos em proteínas


Outra forma de aumentar a capacidade do corpo de produzir colágeno é consumir prolina e glicina. Esses aminoácidos são encontrados em alimentos de origem animal, como carne bovina alimentada com capim, porco, pele de frango, peito de frango, carnes orgânicas e peixes selvagens.


Aqui está um benefício adicional: carne e frutos do mar contêm quantidades muito pequenas ou nenhum carboidrato - dependendo do corte / parte do corpo. A menos que você esteja seguindo uma dieta com baixo teor de carboidratos à base de plantas, certifique-se de consumir alimentos ricos em colágeno como esses.


5. Evite açúcar e carboidratos refinados


Por último, mas não menos importante: pare de comer açúcar e carboidratos refinados, pois eles destroem o colágeno. Como um praticante de dieta ceto, você já conhece essa regra. Abandonar essas substâncias prejudiciais não apenas o mantém na cetose, mas também preserva o colágeno.


Suplementos de colágeno podem causar efeitos colaterais digestivos


Embora isso não seja verdade para todos, a suplementação de colágeno pode causar efeitos colaterais digestivos leves em algumas pessoas. Esses efeitos colaterais incluem sensação de peso, azia e diarreia. Se você estiver enfrentando esses problemas, ou se estiver grávida ou amamentando, é melhor evitar suplementos de colágeno e consultar seu médico.

Mas, em geral, o colágeno oral é seguro para a maioria dos indivíduos.


Pensamentos finais


Contanto que você esteja aumentando o colágeno em seu corpo, você colherá todos os seus maravilhosos benefícios - de melhorar a saúde da pele à saúde das articulações e do intestino, e um risco menor de doenças cardíacas.


Por que fazer isso mais tarde quando você pode começar agora?


Como você pode ver, os alimentos de origem animal contêm colágeno. Além disso, não deixe de conferir o pó de colágeno do Kiss My Keto nos sabores Bolo de Aniversário e Chocolate. É uma maneira conveniente e deliciosa de obter 10.000 mg de colágeno hidrolisado por dia. Também possui triglicerídeos de cadeia média que aumentam sua energia!

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Perda de Peso: Obesidade e Sexo

A obesidade é uma preocupação crescente em todo o mundo. Milhões de pessoas lutam contra esse problema todos os dias. Afeta suas vidas de...

 
 
 
Perda de Peso: Comidas saudáveis

A perda de peso não é uma tarefa fácil, mas é uma tarefa que muitas pessoas tentaram realizar pelo menos uma vez na vida. Este é um...

 
 
 

Comments


VAMOS PARA O PRÓXIMO NÍVEL!

Obrigado pelo envio!

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Instagram Icon

© 2023 por Annabelle. Criado orgulhosamente com Wix.com

bottom of page