7 benefícios para a saúde do caldo ósseo
- contato52190
- 12 de jul. de 2021
- 5 min de leitura
Há muito caldo de osso que pode fazer por você. Ele pode fornecer nutrientes, curar articulações e combater intestino gotejante. Aqui estão os 7 benefícios de saúde do caldo de osso explicados.
O caldo ósseo existe há milênios, mas o entusiasmo em torno dele é definitivamente recente. Você provavelmente notou que existe um mercado crescente de receitas de caldo de osso, suplementos e produtos alimentícios. Isso se deve em grande parte à crescente popularidade das dietas paleo e ceto.
Os benefícios para a saúde do caldo de ossos são - é claro - o principal motivo de sua popularidade. Este suposto elixir é rico em micronutrientes e aminoácidos. Ele também ajuda a prevenir e até mesmo reverter muitas condições inflamatórias.
Caso você esteja curioso para saber o que é caldo de osso: é simplesmente um caldo feito de ossos fervendo (geralmente com medula) em qualquer lugar de 45 minutos a vários dias. Os cozinheiros domésticos às vezes adicionam carne, vegetais, ervas e temperos para adicionar nutrição e sabor. O longo tempo de cozimento ajuda a extrair nutrientes dos ossos, e você pode usar esse líquido como está ou no preparo da refeição.
Quem quiser os benefícios do caldo de osso sem complicações pode comprá-lo pré-fabricado. Por exemplo, como Keto Bone Broth , um saboroso caldo de osso instantâneo com benefícios cetônicos. Mas você pode comprar inúmeros outros caldos de osso cetônico para acompanhar suas macros diárias.
Se você quiser saber mais sobre o que você ganha com caldo de osso, aqui estão os principais benefícios explicados.
1. Uma fonte de nutrientes
Estudos sugerem que o caldo de osso fornece apenas cerca de 5% do nível diário recomendado de vitaminas e minerais. Mas a composição de macronutrientes do caldo varia muito dependendo dos ingredientes e do tempo de cozimento, então você pode ou não obter vitaminas e minerais dependendo do tipo e da marca do caldo.
Onde o caldo de ossos sempre brilha, porém, é em seu conteúdo de proteína, gordura e sódio .
A maioria das proteínas do caldo ósseo vem na forma de colágeno, uma proteína estrutural encontrada no tecido conjuntivo. A gordura do caldo ósseo vem principalmente da medula óssea, que também fornece proteínas e, em certa medida, vitaminas B. Quanto ao sódio - o sal adicionado é a razão de estar lá. Sua inclusão pode ser útil para ceto-ers que estão sofrendo de ceto gripe.
2. Bom para hidratação
O caldo ósseo é composto principalmente de água, o que é ótimo para a reidratação. Seu sódio também pode ajudar a aumentar a hidratação, especialmente com a perda de fluidos devido a exercícios, suor ou ceto gripe. Isso porque todas essas coisas podem esgotar seus níveis de sódio, e o sódio é um eletrólito essencial para o equilíbrio de fluidos.
A sopa de caldo de osso feita com vegetais com baixo teor de carboidratos tem mais probabilidade de conter minerais e eletrólitos essenciais, o que aumenta ainda mais suas propriedades hidratantes. Esses minerais podem incluir cálcio, potássio, magnésio e outros. Algumas marcas os incluirão para aumentar suas propriedades hidratantes e nutricionais.
3. Pode fortalecer os ossos
A proteína encontrada no caldo ósseo pode ajudar a manter os ossos fortes. Verdade seja dita, a maioria dos estudos que ligam essas proteínas à saúde óssea não usa caldo de osso, mas a forma hidrolisada de suas proteínas: os peptídeos de colágeno. Esses estudos geralmente mostram que o consumo regular de peptídeos de colágeno leva a ossos mais fortes.
Por que o colágeno da dieta faz isso é um pouco um mistério, mas os pesquisadores acreditam que essas proteínas atuam como moléculas sinalizadoras que estimulam a formação óssea, levando a uma maior densidade mineral óssea. Tomar caldo de ossos junto com nutrientes de construção óssea como cálcio, magnésio e vitamina D pode ajudar a aumentar esse efeito.
4. Pode melhorar sua pele
O colágeno constitui uma grande parte da pele, mantendo-a firme, hidratada e saudável. Sua produção tende a diminuir à medida que envelhecemos, infelizmente, mas existem maneiras de retardar esse processo. Uma maneira é ingerir colágeno de alimentos ou suplementos.
A pesquisa clínica mostra que tomar suplementos de colágeno pode melhorar a aparência da sua pele, aumentando a elasticidade, hidratação e até mesmo os níveis de colágeno 5. Embora o colágeno de caldo ósseo não seja a mesma coisa que suplementos, ele ainda pode funcionar. Ambas as fontes contêm os mesmos aminoácidos ligados a esses benefícios, ou seja, glicina, prolina, hidroxiprolina.
5. Pode ajudar com intestino gotejante
O intestino com vazamento refere-se a uma condição em que o revestimento intestinal, por algum motivo, torna-se "gotejante". Isso faz com que toxinas e microorganismos patogênicos penetrem nele, causando inflamação e problemas com a saúde do trato digestivo e outros. Algumas condições médicas podem levar ao intestino permeável, e alguns pesquisadores ligaram isso a bactérias intestinais desequilibradas.
Um estudo in vitro de 2017 descobriu que algumas das proteínas do colágeno melhoram o funcionamento e a saúde da barreira intestinal. Os entusiastas do caldo ósseo afirmam há muito tempo que isso é exatamente o que o colágeno pode fazer, e agora parece que estamos vendo estudos sugerindo que esse seja o caso.
6. Pode ajudar a tratar os sintomas do resfriado
A canja de galinha é um remédio tradicional para resfriados e parece haver uma razão cientificamente válida para isso. Um estudo in vitro de 2000 descobriu que a canja de galinha inibiu a migração de células brancas do sangue9. Quando você está resfriado, a maioria dos sintomas - nariz entupido, dor e produção de muco - é resultado da migração de células brancas do sangue para o nariz.
Em outras palavras, a canja de galinha tem um efeito antiinflamatório moderado. Infelizmente, os pesquisadores não conseguiram identificar qual ingrediente da sopa era responsável por isso. No entanto, podem muito bem ser aminoácidos e outros compostos antiinflamatórios que você pode encontrar no caldo de osso de galinha.
7. Pode curar as articulações
O tecido de cartilagem que cobre as articulações é composto por dois terços de colágeno. Ele pode se desgastar devido ao desgaste relacionado à idade ou outro desgaste, que é conhecido como osteoartrite. Algumas doenças também podem danificar a cartilagem articular.
Uma meta-análise descobriu que a suplementação de colágeno pode reduzir os sintomas de osteoartrite. Os pesquisadores acreditam que seu corpo pode usar colágeno suplementar para ajudar a reconstruir a cartilagem. Ainda é debatido se o colágeno de caldo ósseo pode ter os mesmos efeitos, mas muitos parecem acreditar que funciona.
Resumo
O caldo de osso está em toda parte atualmente. Alguns até dizem que é o novo café. Mas a maioria das pessoas não está entrando no movimento do caldo de ossos por seu sabor (embora possa ser delicioso), mas por causa dos muitos benefícios para a saúde do caldo de ossos.
Desde ajudar na reidratação até apoiar a saúde dos seus ossos, articulações e até mesmo dos intestinos, há muito a ganhar com o caldo de ossos. Pelo menos é o que muitos acreditam que faz. Infelizmente, a pesquisa sobre os benefícios para a saúde do caldo ósseo é nova, então precisaremos esperar antes de sabermos com certeza como e se funciona.
Se você também está pensando em adicionar este elixir saudável ao seu menu, considere definitivamente ir para um caldo caseiro seguindo as receitas de caldo de osso. E se você gostaria de ir pelo caminho mais fácil, caldo de osso comprado em loja, instantâneo e suplementar é o caminho a percorrer!
コメント